Fundamentos da Producao Grafica em Jornalismo

producaograficauniubeBlog acadêmico da disciplina Fundamentos da Producao Grafica em Jornalismodo curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube)


Boa tarde comunicólogos.

Agora que terminamos a prova prática, onde produzimos uma peça aplicando conceitos gráficos dado em sala, começamos a aula de ontem falando em Contraste de tipos. Eles podem ser definidos em cor, forma, direção, estrutura, peso e tamanho.
É interessante dar o contraste para que a peça fique aparentemente harmoniosa, que "convide" o público. Especificamente falamos sobre as páginas de jornais, revistas, folhetins e outras peças jornalísticas. Nelas, a harmonia ou simetria é fundamental para prender o leitor. E para cada público há uma tipologia. O contraste também diferencia elementos gráficos dentro de uma página para evitar a confusão do leitor, ou mesmo evitar que fique monótono, deixando a página pesada e desinteressante.
Uma dica: um jornal impresso ou revista, o tamanho da fonte deve variar entre 10 e 11. E o tipo, Times New Roman deixa a página mais fácil de ler, pois a cerifa dá continuidade ao texto.
Na quarta-feira (30) haverá uma pequena avaliação sobre este conteúdo que, segundo Andreozi, não será de grande pontuação. Somente para dividir mais pontos e a nota não pesar no final do semestre.

No mais, comentem e qualquer dúvida ou sugestão urgente, falem comigo na aula (Gabriela).

0 comentários:

Postar um comentário